terça-feira, 1 de novembro de 2011

DINÂMICA DA LECTIO DIVINA

Para nós,Comunidade Católica Shalom,o estudo da palavra de DEUS não deve ser feito de forma intelectual,por isso indicamos o metódo da Lectio Divina.Esse método realiza-se através de passos bem definidos,que podem se expressar didaticamente não só para melhor os compreender mas também para os praticar e ensinar. A Lectio divina funciona,para ficar mais claro,como os movimentos do coração: sístole e diástole,expansão e concentração,abertura e acolhimento,busca e encontro,grito e resposta...É algo dinâmico.Os seus movimentos correspondem aos dos nossos impulsos interiores.
Com as palavras-chave de Dom Guido,monge e autor da Lectio divina, poderiamos visualizar estes movimentos da seguinte maneira:  Saio de mim na leitura,Deus vem a mim na meditação.saio de mim na oração e Deus vem a mim na Contemplação.Portanto são quatro passos que compõem a Lectio Divina: Leitura,meditação,Oração e Contemplação.
 Dom Guido descrevia a Lectio Divina da seguinte forma: "a leitura leva o alimento substancial à boca,a meditação mastiga e tritura esse alimento,a oração obtém o gosto,a contemplação é a própria doçura que alegra e restaura".O leitor orante busca lendo,acha o que busca meditando,chama orando e tudo se abre contemplando.outro dado imprescindivel é que precisamos preparar o coração para se fazer a Lectio Divina.Ao nos aproximarmos da Palavra de Deus,estamos nos aproximando do próprio Cristo.É preciso sairmos desse encontro com os "nossos  ossos triturados"(cencini), a nossa inteligencia um pouco mais iluminada e a nossa vontade em processo de amadurecimento até atingirmos a perfeição desejada por DEUS para cada um de nós.
 É muito importante que você cultive uma espiritualidade Biblica da Lectio Divina que compreende desde o escutar os preceitos do Senhor,a sua vontade nas Escrituras Santas passa pelo guardar,conservar as palavras de Deus no coração (cf. Dt 4,40),decorá-las,memoriza-las,'aprender as escrituras de coração" até coloca-las em práticas.Após a leitura em voz alta,a escuta e o "aprender de coração",é preciso pôr em prática (cf.Dt 6,3),pois a Palavra existe não para deleite pessoal nam para aumentar a nossa cultura,mas para ser vivida.  

Um comentário:

  1. Complicada essa explicação.... poeria ser mais clara. As palavras são bonitas, mas, ou meu coração esta endurecido, ou realmente não entendi aonde quer chegar....

    ResponderExcluir